MEDITAÇÃO DA SEMANA

CRESÇAMOS EM NOSSO SACERDÓCIO

04 de julho de 2010


               No Antigo Testamento encontramos o ofício sacerdotal sendo exercido por elementos da tribo de Levi, porém ele era mais amplo, pois o Gênesis fala, antes disso, de sacrifícios feitos pessoalmente, como pelos patriarcas Abraão, Isaque e Jacó, e também do sacerdote Melquisedeque. Há também textos que falam da ampliação dessa função, por exemplo: "Vós me sereis reino de sacerdotes e nação santa" (Êxodo 19.6), e também: "Vós sereis chamados sacerdotes do Senhor, e vos chamarão ministros de nosso Deus" (Isaías 61.6).

               No Novo Testamento, o conceito de sacerdócio tem dois aspectos. Em primeiro lugar, Jesus Cristo é o grande sumo sacerdote: Ele é o único mediador entre Deus e os homens (1 Timóteo 2.5). Ele é, aos mesmo tempo, o sacerdote e o sacrifício. A Carta aos Hebreus fala da suficiência de seu sacerdócio sobre o sacerdócio levítico e demonstra o caráter definito de seu sarifício sobre a cruz.

               Em segundo lugar, todos os crentes partilham desse sacerdócio: isso se expressa principalmente nas áreas da adoração, do serviço e do testemunho. O apóstolo Pedro diz que nós, como pedras vivas, somos edificados casa espiritual pára sermos sacerdócio santo, a fim de oferecermos sacrifícios espirituais, agadáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo, e tamém que nossa missão é proclamar as virtude dele, \'que nos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz" (1 Pedro 2.9).

   O Apocalipse afirma que Jesus, "pelo seu sangue nos libertou dos nossos pecados, e nos constituiu reino e sacerdotes para o seu Deus e Pai", e que aqueles a quem ele comprou com seu sangue foram por ele constituídos "reino e sacerdotes".

               Apesar de na História da Igreja ter se desenvolvido a idéia do sacerdócio como uma classe distinta dos leigos, com dignidade e direitos especiais, de acordo com a Bíblia, no entanto, somos todos igualmente sacerdotes. Pela Bíblia, porém, aprendemos que cada cristão é um ministro (diákonos) de Deus, devendo servir e ser solidário. Ao mesmo tempo, os pastores também são "leigos". Essa palavra vem do Grego laós, que quer dizer "povo", e teologicamente significa "povo de Deus".

               Desenvolvamos, portanto nosso ministério, servindo sinceramente ao Senhor. Amém.


                                                                                 Rev. Isaar S. Carvalho
                                                    Adaptado do texto O Sacerdócio Universal  dos   Crentes,
                                                                    de Alderi Souza de Matos, da Igreja Presbiteriana do Brasil


Voltar nas Meditações
Localização

Rua Marquês de Olinda, 167 - 179
Ipiranga - São Paulo/SP
CEP: 04277-000
Tel: (11) 5062-2047
Encontros

Culto Matutino e Escola Dominical: 
Domingo – 9:00 

Culto Vespertino: 
Domingo – 19:00 

Desperta Débora: 
3ª terça do mês – 19:30

Pastor Titular

Rev. Esny Cerene Soares

Fique por dentro



Todos os direitos reservados © Igreja Presbiteriana Independente de Vila Dom Pedro I
Desenvolvido por www.evaldinei.com.br