MEDITAÇÃO DA SEMANA

MUITO ALÉM DA ORNAMENTAÇÃO

                                                                        
29 de agosto de 2010

                                                                                                 2ª Coríntios 4

               Estamos em tempos modernos, época em que tudo é marcado pelo design, pelo belo, pela estética refinada. Quando vamos adquirir um produto para a nossa casa, escolhemos o mais bonito e inovador quanto à sua forma e aparência.

               Estamos numa era em que o normal é se substituir o útil pelo belo. Parece que privilegiamos o que é esticamente bonito, ainda que, às vezes, não tenha muita utilidade.
 
               Nos tempos de Jesus parece que a preocupação era, antes de tudo, pela utilidade, e o aspecto da aparência era renegado a um distante segundo plano. Um exemplo disso era o uso que se tinha dos vasos. As pessoas da época de Jesus utilizavam vários tipos de vasos. Eram de pedra ou de barro e indispensáveis para a vida, pois serviam para armazenar e transportar líquidos, como água e vinho, além de servir para guardar cereais e outros alimentos. Eram, acima de tudo, úteis!

               Muitas passagens bíblicas são marcadas pela presença de vasos. O primeiro milagre de Jesus, por exemplo, ocorreu quando ele transformou a água que estava em grandes vasos (talhas), em vinho.

               Paulo nos desafia a encarar a vida cristã como uma oportunidade de levar a glória de Deus em nós, apesar da nossa fragilidade, apesar de sermos "vasos de barro".

                Ou seja, a vida cristã deve ser encarada como a oportunidade que Deus nos dá de sermos úteis ao mundo, apesar de não sermos belos, apesar de sermos frágeis (vasos de barro!).

               Atualmente vislumbramos um cristianismo de aparência: a busca do belo tem ofuscado a relevância da utilidade do cristão como "transportador" da glória e do poder de Deus.

               Somos úteis ao Reino de Deus quando conseguimos compreender este mistério e fazer com que a glória e o poder sejam vistos em nós, embora pertençam unicamente a Deus!

               Pensar a vida cristã em termos de utilidade para o Reino e não em termos de aparência para o mundo é um desafio para todos nós, cristãos dos dias de hoje!

                                                                            Rev. Esny Cerene Soares


Voltar nas Meditações
Localização

Rua Marquês de Olinda, 167 - 179
Ipiranga - São Paulo/SP
CEP: 04277-000
Tel: (11) 5062-2047
Encontros

Culto Matutino e Escola Dominical: 
Domingo – 9:00 

Culto Vespertino: 
Domingo – 19:00 

Desperta Débora: 
3ª terça do mês – 19:30

Pastor Titular

Rev. Esny Cerene Soares

Fique por dentro



Todos os direitos reservados © Igreja Presbiteriana Independente de Vila Dom Pedro I
Desenvolvido por www.evaldinei.com.br