MEDITAÇÃO DA SEMANA

O PERDÃO DIVINO E A CONFISSÃO QUE LIBERTA

10 de abril de 2011            


Na obra Modo de Confessar-se, publicada em 1520, Lutero afirma: “Quem quer se confessar deve confiar, de forma plena, unicamente na clementíssima promissão de Deus, certíssimo de que aquele que prometeu o perdão a quem confessar seus pecados cumprirá fielmente a promessa”.
 
            O mesmo se verifica na súplica do publicano, que reconhece que o perdão é devido à misericórdia de Deus. Diz o texto: “O publicano, estando em pé, longe, não ousava nem ainda levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, sê propício a mim, pecador” (Lucas 18.13).
 
            Por outro lado, os fariseus, mesmo em sua dureza de coração, confirmaram o perdão de Deus ao indagar: “Quem pode perdoar pecados, senão um, que é Deus?”. Ao perguntar isso, afirmaram o que pensavam negar, isto é, que Jesus nos perdoa, pois Ele disse: “Eu e o Pai somos um”. Logo, Jesus tem poder para nos perdoar, assim como Deus Pai, e para isso deu a sua vida.
 
            Quanto à confissão ao pastor, Lutero afirma que a ele “se confessam os pecados que pesam na consciência e para os quais se buscam conselho especial e o conforto da palavra do perdão pessoal”. Por fim, ensina Lutero que “a Confissão foi instituída para aquietar, não para perturbar a consciência”. Confessemos, pois, os nossos pecados, e gozemos da Graça de Deus!
<span style="\&quot;FONT-SIZE:" 10pt\"="">Rev. Isaar Soares de Carvalho

Voltar nas Meditações
Localização

Rua Marquês de Olinda, 167 - 179
Ipiranga - São Paulo/SP
CEP: 04277-000
Tel: (11) 5062-2047
Encontros

Culto Matutino e Escola Dominical: 
Domingo – 9:00 

Culto Vespertino: 
Domingo – 19:00 

Desperta Débora: 
3ª terça do mês – 19:30

Pastor Titular

Rev. Esny Cerene Soares

Fique por dentro



Todos os direitos reservados © Igreja Presbiteriana Independente de Vila Dom Pedro I
Desenvolvido por www.evaldinei.com.br