MEDITAÇÃO DA SEMANA

O CULTO EM ESPÍRITO E EM VERDADE

Cultuar é adorar, devotar-se, servir ao Deus único com fidelidade. Cultuar também consiste em ofertar, sacrificar e fazer votos a Deus, isto é, compromissos, promessas, aliança com Deus e cumpri-los. Cultuar consiste também em orar, clamar, louvar e festejar diante de Deus, seja individualmente, seja no meio da congregação do povo de Deus. Cultuar é também buscar a Deus, dedicar-se a Ele, como diz Amós: “Assim diz o Senhor à casa de Israel: Buscai-me, e vivei” (Am 5.4).
 
O culto é sinônimo de adoração: “Não terás outros deuses diante de mim” (Ex 20.3), o que é repetido por Cristo ao tentador, ao dizer: “Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a Ele darás culto” (Mt 4.10). A palavra serviço, nesse sentido, é sinônimo de culto, por isso outra tradução diz: “E só a Ele servirás”. Cristo refere-se, portanto, ao serviço sagrado, prestado unicamente a Deus. Ao mesmo tempo em que Israel recebe a ordem de não adorar a outros deuses, também recebe a ordem de não produzir imagens de escultura, o que significa que não podemos fazer representação de qualquer divindade, muito menos tentar representar a Deus, que “é Espírito, e importa que seus adoradores o adorem em espírito e em verdade” (Jo 4.24).
 
Hoje, precisamos examinar se estamos cultuando somente a Deus: às vezes cultuamos os ídolos do mercado, como os chamados sonhos de consumo, ou cultuamos nosso próprio corpo, fazendo aquilo que a Psicologia define como corpolatria, ou adoramos a algum ídolo da mídia, ou do esporte e da política, ou ao nosso próprio ego, não dando a Deus o devido culto. Outras vezes nos enganamos, crendo em falsos profetas, como Balaão e Jezabel, que armavam ciladas ao povo, ensinando-os a comerem coisas sacrificadas a ídolos e a praticarem a prostituição. Uma vez de Deus, porém, adeus ídolos, adeus mundo e adeus às obras da carne. 
 
Isaías conclama o povo ao arrependimento e ao culto sincero: “Lavai-vos, purificai-vos”. Mais tarde Oséias faz o mesmo: “Misericórdia quero, e não holocaustos”, o que é repetido pelo próprio Cristo (Os 6.6; Mt 9.13 e 12.7).
 
Rev. Isaar Soares de Carvalho
 

Voltar nas Meditações
Localização

Rua Marquês de Olinda, 167 - 179
Ipiranga - São Paulo/SP
CEP: 04277-000
Tel: (11) 5062-2047
Encontros

Culto Matutino e Escola Dominical: 
Domingo – 9:00 

Culto Vespertino: 
Domingo – 19:00 

Desperta Débora: 
3ª terça do mês – 19:30

Pastor Titular

Rev. Esny Cerene Soares

Fique por dentro



Todos os direitos reservados © Igreja Presbiteriana Independente de Vila Dom Pedro I
Desenvolvido por www.evaldinei.com.br