MEDITAÇÃO DA SEMANA

O OLHAR DE FÉ

                                                                     

                                                                                   Números 13:1 a 14:19 
O olhar tem um peso importante no nosso poder de decisão. A maneira como olhamos as coisas define um pouco o modo como vamos encará-las. Atualmente vivemos em um mundo pessimista e derrotado, que tem o seu olhar característico: o olhar humano. No entanto, a Bíblia nos oferece exemplos claros de pessoas que experimentaram uma transformação. no olhar e passaram a aplicar em suas vidas o olhar de Deus, o OLHAR DE FÉ. 
O olhar de fé é dirigido por Deus e nos leva às vitórias em nome do Senhor. Ele se opõe ao olhar do mundo, que é marcado pelo pessimismo e derrota. O livro de Números narra a passagem em que os filhos de Israel estão prestes a tomar posse da Terra Prometida. Estão próximos e já podem até mesmo mandar pessoas para "espiar" a terra, Porém, os espias eram pessoas contaminadas pelo olhar do mundo e não pelo olhar de fé. 
O olhar do mundo enxerga a bênção de Deus e a transforma em problema, obstáculo e ameaça. Além disso, ele faz com que as pessoas se sintam inferiores e derrotadas, desanimadas e desencaminhadas. Foi assim que os espias viram a fertilidade extraordinária da terra (que dava cacho de uvas que precisava de dois homens pára carregá-Io!) como um problema, se perceberam como nanicos (gafanhotos) e impotentes diante dos adversários e disseram: "os homens daquela terra são mais fortes do que nós"! 
Além disso, olhar do mundo é contagioso! Todas as pessoas que estavam à volta dos espias no momento do relatório imediatamente se contaminaram com o olhar do mundo e passaram a amaldiçoar aquilo que era bênção de Deus! 
Porém, o antídoto para os venenos do olhar do mundo é o OLHAR DE FÉ. Nos momentos de incerteza e dificuldade Deus sempre levanta um de seus homens para nos ensinar que é possível encarar as dificuldades sob o olhar de fé. Assim foi com Calebe e Josué. Eles interromperam o discurso dos espias e passaram a ensinar o povo a olhar a vida, os problemas e os desafios sob a perspectiva do poder de Deus, com olhar de fé. 
Nos versículos 6 a 9 do capítulo 14 de Números vemos as características do olhar de fé: 
             1.    O Olhar de Fé enxerga a bênção de Deus (vers. 7) - Eles disseram: "Vocês não estão percebendo que a terra que Deus nos deu é terra boa?" Olhar a vida pela fé nos faz contemplar a bênção de Deus em primeiro lugar; 
             2.    O Olhar de Fé nos submete a Deus (verso 8) - O olhar do mundo é pessimista porque enxerga as dificuldades a partir do potencial humano. Mas o olhar de fé contempla a vida sob o poder de Deus, fazendo com que nos coloquemos sempre sob a dependência, força e graça do nosso Deus e não sob a nossa força. Por isso disseram: "Se o Senhor se agradar de nós, então nos fará entrar na terra .. ,"; 
Olhar a vida com o olhar de fé é muito melhor. Experimente.
 

                                                                        Rev. Esny Cerene Soares
 

Voltar nas Meditações
Localização

Rua Marquês de Olinda, 167 - 179
Ipiranga - São Paulo/SP
CEP: 04277-000
Tel: (11) 5062-2047
Encontros

Culto Matutino e Escola Dominical: 
Domingo – 9:00 

Culto Vespertino: 
Domingo – 19:00 

Desperta Débora: 
3ª terça do mês – 19:30

Pastor Titular

Rev. Esny Cerene Soares

Fique por dentro



Todos os direitos reservados © Igreja Presbiteriana Independente de Vila Dom Pedro I
Desenvolvido por www.evaldinei.com.br