MEDITAÇÃO DA SEMANA

FAZENDO ESCOLHAS COMO UM FILHO DE DEUS

Domingo, 22 de janeiro de 2012.

                                                                                                       Salmo 37

No filme de ficção com estilo de suspense intitulado "A Caixa", um desconhecido entrega na porta da casa de uma família uma caixa de papelão. Dentro da caixa há um dispositivo estranho, que tem apenas um botão, aparentando um aparelho eletrônico e a instrução que acompanha o referido dispositivo informa que, se o botão for acionado, muitas coisas vão acontecer no mundo! A partir daí, o casal se envolve numa dúvida: acionar ou não acionar o botão? Assim o filme se desenvolve numa trama de inquietante suspense.

Estamos em 2012. E Deus nos deu este novo ano como uma "caixa" semelhante à caixa do filme acima mencionado. Dentro da caixa estão todas as nossas oportunidades, todos os nossos desafios.

Como no filme, nossas decisões interferirão diretamente no mundo, a partir da nossa família, da nossa vizinhança, do nosso ambiente de trabalho. E durante o ano, muitos de nós sentiremos insegurança diante de decisões importantes. Como fazer para tomar boas e acertadas decisões no ano de 2012?

O Rei Davi, no Salmo 37, nos deixa cinco dicas que muito nos servirão por todo o ano, nos orientando na tomada de decisões:

1. Tome decisões sabendo que você é filho de Deus! Muito do sofrimento do cristão se dá na tentativa de imitar as pessoas que estão à sua volta, especialmente aquelas que alcançaram o sucesso financeiro, profissional ou se tornaram celebridades. Nos versos 1 e 2, Davi nos diz, com todas as letras: "não tenha inveja dos que praticam o mal, pois eles vão desaparecer logo como a erva, que seca; eles morrerão como as plantas, que murcham". Os filhos de Deus sabem que nossa vida está marcada pela eternidade, uma vez que está permeada pela intervenção do Senhor Deus e nossas decisões devem ser pautadas por este princípio.

2. Confiando em Deus. faca sempre o bem! O mal, a violência, o pecado, e todos os frutos da carne são matéria-prima daqueles que não conhecem a Deus. O Rei Davi diz, no verso 3: "Confie em Deus e faça o bem". Os filhos de Deus tomam o bem como um princípio básico para tomar decisões. Eles se perguntam: o que estou fazendo é o bem ou estou prejudicando as pessoas que estão à minha volta? Além disso, confiamos que, se fizermos o bem, contamos com a bênção de Deus!

3. Busque a sua felicidade em Deus! A busca da felicidade é um ideal humano. No entanto, somente os filhos de Deus sabem que a verdadeira felicidade está na presença de Deus. O salmista diz, no verso 4: "Que a sua felicidade esteja no Senhor e ele dará o que o seu coração deseja". Renuncie as "fontes de felicidade" propostas pelo mundo e assuma que somente em Deus é que os seus filhos experimentarão felicidade real. Por isso, devemos nos perguntar quando precisarmos tomar decisões importantes: "Deus estará comigo nesta decisão", ou seja, "Na minha escolha cabe o Senhor Deus?".

4. Ponha a sua vida nas mãos de Deus e descanse nEle! Nossa vida sempre está nas mãos de alguém. Gostamos de dizer que ela está "em nossas próprias mãos". No entanto, aquilo que queremos vem sempre das mãos de Deus. Há quem entregue a sua vida nas mãos das drogas, do álcool, da adrenalina dos jogos ou até mesmo nas mãos de outras pessoas. Quando estiver diante de uma decisão importante, se pergunte: "Com esta decisão, poderei continuar dizendo que a minha vida está nas mãos de Deus?".

5. Não fique com raiva. não nutra a ira! A raiva, em regra, é uma decisão. Muitos levam a vida optando pela raiva, pela ira e isto tem um custo altíssimo. O Rei Davi afirma que viver sob a raiva "não faz bem" (verso 8). Os filhos de Deus optam por viver em paz e não na ira. É uma opção que apenas aqueles que estão ligados em Deus podem tomar, pois a vida deles já está nas mãos do Senhor!

Assim, segundo as orientações do Rei Davi, faremos boas escolhas em 2012.

Rev. Esny Cerene Soares


Voltar nas Meditações
Localização

Rua Marquês de Olinda, 167 - 179
Ipiranga - São Paulo/SP
CEP: 04277-000
Tel: (11) 5062-2047
Encontros

Culto Matutino e Escola Dominical: 
Domingo – 9:00 

Culto Vespertino: 
Domingo – 19:00 

Desperta Débora: 
3ª terça do mês – 19:30

Pastor Titular

Rev. Esny Cerene Soares

Fique por dentro



Todos os direitos reservados © Igreja Presbiteriana Independente de Vila Dom Pedro I
Desenvolvido por www.evaldinei.com.br