MEDITAÇÃO DA SEMANA

DEUS, ONDE ESTÁS?

Domingo, 15 de janeiro de 2012.

                                                                                               Tiago 4.7-10

Você já percebeu que ao seu redor muitas pessoas gostam de dizer que Deus não existe, pois não conseguem senti-lo ou vê-lo? É um sentimento de desamparo muito recorrente nesta nossa sociedade, neste final de século enlouquecido por todas estas catástrofes que nós temos presenciado. Quem sabe até mesmo você também já se sentiu assim, parecendo que Deus está mesmo longe?

Um texto maravilhoso de Tiago nos fala sobre esta sensação que temos de que
Deus está distante de nós. Ele Diz: Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós! E fica a pergunta: Será que Deus está longe de nós, ou nós é que nos distanciamos dele? Tiago diz que três coisas nos afastam de Deus e nos deixam com esta sensação de afastamento:

• "Sujeitai-vos a Deus ... " - Quando não nos sujeitamos completamente a Deus, passamos a cair nas ciladas do diabo, e sofremos com isso. Sujeitar-se a Deus significa colocar a vida diante dele, como um ato de inteira submissão e ouvir dele a direção que devemos seguir. É comum que, na correria do dia-a-dia, deixemos de colocar diante de Deus todos os nossos planos, sonhos, toda a nossa vida; 

• "Senti as vossas misérias ... ": Quando nos sentimos muito fortes e poderosos por nós mesmos, parece que não precisamos de Deus. Nos afastamos de Deus. Entrar em contato com nossas falhas também faz com que nos cheguemos a Deus! Foi assim com o rei Davi. Ao sentir-se completamente afastado de Deus, no Salmo 51 ele entende perfeitamente que seus pecados é que causaram um abismo entre ele e Deus. Perceber suas falhas e pecados foi a forma que Davi encontrou de aproximar-se de Deus;

• "Humilhai-vos perante o Senhor": Nós, como sociedade moderna, tendemos a nos orgulhar pelo que conseguimos na tecnologia ou na ciência, e chegamos a pensar que não precisamos mais de Deus. Precisamos a todo momento reconhecer que Deus é infinitamente maior que tudo o que conseguimos como humanidade, e que ainda dependemos dele. É preciso reconhecer a Sua Magnitude, e a nossa dependência!

Tiago nos deixa claro com estes versículos que o nosso sentimento de desamparo é devido ao nosso afastamento de Deus. Deus está sempre ao nosso lado, mesmo que não sintamos. A receita que cura este sentimento se resume em três atitudes: sujeição, reconhecimento de nossas falhas e humilhação diante de Deus. Aplique esta receita em sua vida. Dá certo.

Rev. Esny Cerene Soares

 


Voltar nas Meditações
Localização

Rua Marquês de Olinda, 167 - 179
Ipiranga - São Paulo/SP
CEP: 04277-000
Tel: (11) 5062-2047
Encontros

Culto Matutino e Escola Dominical: 
Domingo – 9:00 

Culto Vespertino: 
Domingo – 19:00 

Desperta Débora: 
3ª terça do mês – 19:30

Pastor Titular

Rev. Esny Cerene Soares

Fique por dentro



Todos os direitos reservados © Igreja Presbiteriana Independente de Vila Dom Pedro I
Desenvolvido por www.evaldinei.com.br