MEDITAÇÃO DA SEMANA

CADA UM QUE SE VIRE

 

     17 de junho de 2012

                                                                                                                                   1º Reis 17.8-24


                                      Um famoso quadro da televisão brasi
leira, veiculado nas tardes de domingo, é denominado "Se vira nos trinta!". Em 30 segundos, a pessoa que se inscreveu deve apresentar algo inusitado, concorrendo a prêmios, sob a observação de jurados.

Mas o nome do quadro parece mesmo traduzir uma tendência dos nossos tempos, a política das pessoas da nossa geração, em que ninguém tem compromisso com o outro, cada um por si, e, logo, "cada um que se vire".

Numa sociedade competitiva, cada um que se vire para alcançar seu espaço no mercado de trabalho, para encontrar suas opções de sustento e lazer, para sustentar sua família, para levar sua vida com dignidade. Esta lógica implementa nas pessoas a experiência do descomprometimento com o outro, que se estende a Deus e à igreja!

No texto de 1º Reis 17.8-24, a Palavra de Deus nos apresenta algo interessante a respeito deste tema. O texto diz que Elias, o profeta do Senhor, o representante de Deus, chegou a um vilarejo e, por ordem do Senhor, pediu água e pão a uma viúva que experimentava a pobreza que assolava a todos naquela região. A viúva dispunha apenas de um bocado de farinha e um pouco de azeite, que daria apenas para uma refeição, que seria a última para ela e seu filho.

A viúva tinha nas mãos todos os elementos para implementar com Elias a lógica que utilizamos hoje: "cada um que se vire". No entanto, ntendendo a palavra do profeta como a voz do Senhor, resolveu utilizar o pouco que tinha para fazer pão e oferecer a Elias. E, diz o texto, não faltou farinha na sua panela nem azeite na sua botija!

No entanto, a história continua. Tempos depois, o filho da viúva
adoeceu e morreu. A viúva procurou o profeta Elias e se lamentou, enlut
-ada. Elias orou e o filho da viúva ressurgiu!

A ressurreição do filho da viúva serve para decretar uma verdade a respeito de Deus: a lógica do "cada um que se vire" nunca é aplicada por Deus sobre nós. Por mais que possamos levar uma vida descomprometida com Ele e com a sua igreja, o compromisso de Deus para conosco é garantido pela sua aliança eterna.

Miseráveis pessoas seríamos se Deus nos negasse a sua bênção e passasse a utilizar para com o nosso viver o jargão dos tempos modernos, "cada um que se vire". Pensemos como tem sido nossa resposta a Ele e à sua igreja
                                                                                                                    
                                                                                                                      Rev
. Esny Cerene Soares

 

Voltar nas Meditações
Localização

Rua Marquês de Olinda, 167 - 179
Ipiranga - São Paulo/SP
CEP: 04277-000
Tel: (11) 5062-2047
Encontros

Culto Matutino e Escola Dominical: 
Domingo – 9:00 

Culto Vespertino: 
Domingo – 19:00 

Desperta Débora: 
3ª terça do mês – 19:30

Pastor Titular

Rev. Esny Cerene Soares

Fique por dentro



Todos os direitos reservados © Igreja Presbiteriana Independente de Vila Dom Pedro I
Desenvolvido por www.evaldinei.com.br