MEDITAÇÃO DA SEMANA

LEMBRETES DE DEUS

 

Domingo, 11 de novembro de 2012.

 

2a Pedro 3.1-18

"Amados, esta é, agora, a segunda epístola que vos escrevo;

em ambas, procuro despertar com lembranças a vossa mente esclarecida".

 

            Algo que tem sido estudado profundamente pelos cientistas nos últimos tempos é a memória. Ultimamente muito se tem discutido a respeito dos mecanismos fisiológicos e psicológicos envolvidos na memória e no processo de esquecimento de informações. Ainda no primeiro século da Era Cristã, o Apóstolo Pedro teve uma preocupação especial: percebendo que muitos cristãos se esqueciam rapidamente de coisas importantes no campo espiritual, resolveu escrever aos de sua época uma carta “reforçando" coisas que jamais deveriam ser esquecidas.

            Dentre as verdades que ele ressalta no terceiro capítulo da segunda carta, temos as seguintes:

                        1. Os últimos dias serão marcados pela presença de escarnecedores! - Pedro nos pede para não esquecermos de que, no final dos tempos, os escarnecedores, os zombadores e troçadores surgirão e farão coro, levando som eles muitos que até mesmo conhecem o Evangelho, mas são envolvidos socialmente. O versículo 5 cita a descrença a Palavra de Deus como um escárnio tremendo. Pedro diz: não se esqueça e tome cuidado para não se envolver com eles!

                        2. O tempo de Deus é diferente do nosso! - Muito da nossa inquietude seria sanada se não nos esquecêssemos do fato de que Deus não está preso ao nosso tempo cronológico e que "um dia para o Senhor é como mil anos e mil anos como um dia" (vers. 8). Pedro escreve especialmente para nos fazer lembrar esta verdade. Quantas vezes nos angustiamos por achar que o tempo está passando e até ousamos pensar que Deus não está percebendo ou está sendo negligente diante da nossa necessidade.

                        3. A promessa de Deus vem na hora certa e não se atrasa! - Complementando a verdade acima, Pedro reforça que "O Senhor não retarda  a sua promessa, ainda que alguns entendam ser ela demorada" (vers. 9). Justamente pelo fato do tempo de Deus ser completamente diferente do nosso, Deus reserva a sua promessa aos seus para momento certo, no tempo Dele!

                        4. Os cristãos estão à espera de um novo tempo! - Pedro registra uma quarta verdade especial e que não deve ser esquecida: há um novo tempo a ser instaurado pelo Senhor, em que haverá a plenitude da justiça (vers. 13). Todo o escárnio, a dificuldade e o sofrimento tão presentes nos dias atuais farão parte do passado. Viveremos a plenitude de Deus!

            Como é bom relembrar estas verdades espirituais tão importantes!

 

Rev. Esny Cerene Soares

 


Voltar nas Meditações
Localização

Rua Marquês de Olinda, 167 - 179
Ipiranga - São Paulo/SP
CEP: 04277-000
Tel: (11) 5062-2047
Encontros

Culto Matutino e Escola Dominical: 
Domingo – 9:00 

Culto Vespertino: 
Domingo – 19:00 

Desperta Débora: 
3ª terça do mês – 19:30

Pastor Titular

Rev. Esny Cerene Soares

Fique por dentro



Todos os direitos reservados © Igreja Presbiteriana Independente de Vila Dom Pedro I
Desenvolvido por www.evaldinei.com.br