MEDITAÇÃO DA SEMANA

DATA DO DIA DAS MAES 2013

São Paulo, 12 de maio de 2013.

 

Para quem já planeja comemorar o dia das mães 2013 e deseja fazer uma festa especial. Saiba a origem desta data e os motivos de existir o Dia das mães.

O Dia das Mães sempre é comemorado no segundo domingo de maio, por isso, a cada ano pode ter uma variação de data. Uma curiosidade da data é que em Portugal ela é comemorada no primeiro domingo de maio.

A data do dia das mães tem origem nos Estados Unidos que foi uma iniciativa da ativista Ann Maria Reevs Jarvis que organizou o evento em 1865 chamado de Mother's Friendship Days que foi uma iniciativa para melhorar as condições dos feridos após a Guerra da Sucessão. A ativista ainda criou em 1858 a Mother's Days Works Club com o fim de diminuir a mortandade entre as crianças de famílias das classes trabalhadoras.

Mas, quem é reconhecida como a idealizadora da data do Dia das mães foi a metodista Anna Jarvis, filha da ativista Ann Maria Reeves Jarvis, que em 12 de maio de 1907, dois anos após a morte da mãe, criou um memorial à mãe e também iniciou uma campanha para criar de fato a data. E ela teve sucesso finalmente em oito de maio de 1914, quando a data foi aprovada no Congresso dos Estados Unidos, onde é também comemorado no segundo domingo de maio. I

Já no Brasil, a origem da institucionalização da data foi um pouco diversa. Foi oficializada em 1932, pelo presidente Getúlio Vargas, que também oficializou o Dia das mães para o segundo domingo de maio. Hoje, a data se tomou uma data extremamente comercial, o que é uma infelicidade para uma data tão importante.
Não deixe de dar um abraço bem apertado na sua mãe nesta data, pois ... ela merece!

EXTRAÍDO DO BLOG http://evangelizal.blogspot.com.br


Voltar nas Meditações
Localização

Rua Marquês de Olinda, 167 - 179
Ipiranga - São Paulo/SP
CEP: 04277-000
Tel: (11) 5062-2047
Encontros

Culto Matutino e Escola Dominical: 
Domingo – 9:00 

Culto Vespertino: 
Domingo – 19:00 

Desperta Débora: 
3ª terça do mês – 19:30

Pastor Titular

Rev. Esny Cerene Soares

Fique por dentro



Todos os direitos reservados © Igreja Presbiteriana Independente de Vila Dom Pedro I
Desenvolvido por www.evaldinei.com.br