MEDITAÇÃO DA SEMANA

JESUS ENDIREITA OS ENCURVADOS

São Paulo, 15 de setembro de 2013.

Lucas 13.10-17

                               Algumas coisas somente Deus é capaz de fazer. Uma delas é perceber o ser humano integralmente, enxergá-Io por dentro na intimidade. Em Lucas 13.13 temos um exemplo disso. Jesus enxerga uma mulher "encurvada". Ela caminhava entre todos, mas ninguém podia percebê-la.

Este texto é importante para demarcar algumas coisas a respeito de Deus. Enquanto toda a sociedade se preocupa com aqueles que são "aprumados", "elegantes", quase "ostensivos", que demonstram não necessitar de ninguém e de nada, Deus se incomoda com os "encurvados", com aqueles que estão em sofrimento.

Neste episódio, a mulher estava encurvada por causa de uma doença física. Mas não é somente a doença física que faz a pessoa andar "encurvada", "cabisbaixa". E seja qual for o motivo, Deus enxerga e se preocupa:

ENCURVADO POR DOENÇA: Há doenças que fazem com que as pessoas se sintam menores e menos importantes. Outras fazem com que se sintam envergonhadas e culpadas. No tempo de Jesus era a lepra. Havia multidões de "encurvados" pela vergonha da lepra. A mulher citada por Lucas era outro exemplo. Jesus imediatamente percebe e, impondo as mãos, cura a mulher, deixando-a "aprumada” novamente.

ENCURVADO POR PROBLEMAS FINANCEIROS: Dentre os motivos que mais envergonham as pessoas e as fazem andar "encurvadas" está o empobrecimento e a crise financeira. Em muitas passagens a Bíblia relata que o contato com Deus pode transformar esta situação. Jesus se incomoda também com os que estão passando por dificuldades financeiras que os fazem andar "encurvados" diante da sociedade. Sua intervenção também é o caminho da cura deste problema.

ENCURVADO POR PROBLEMAS DE CARÁTER: Há problemas que estão dentro de nós. Somente nós mesmos é que sabemos o que se passa no nosso interior, no nosso coração. Há coisas em nós que não gostamos e que gostaríamos de eliminar. Estas coisas tendem a nos fazer "encurvados" diante de Deus e até da sociedade. O encontro com Jesus nos possibilita restaurar todo o nosso coração e consertar dificuldades que só nós sabemos e só Deus pode curar.

Assim, andar "encurvado" é para quem não conhece o nosso Deus, para quem ainda não teve um encontro com o seu Filho Jesus Cristo. Encontre-se com Ele e "aprume-se", experimente este milagre e testemunhe. 

 

Esny Cerene Soares
 

Voltar nas Meditações
Localização

Rua Marquês de Olinda, 167 - 179
Ipiranga - São Paulo/SP
CEP: 04277-000
Tel: (11) 5062-2047
Encontros

Culto Matutino e Escola Dominical: 
Domingo – 9:00 

Culto Vespertino: 
Domingo – 19:00 

Desperta Débora: 
3ª terça do mês – 19:30

Pastor Titular

Rev. Esny Cerene Soares

Fique por dentro



Todos os direitos reservados © Igreja Presbiteriana Independente de Vila Dom Pedro I
Desenvolvido por www.evaldinei.com.br