MEDITAÇÃO DA SEMANA

A PALAVRA DE DEUS NO DEVIDO LUGAR

São Paulo, 06 de outubro de 2013.

 

Salmo 119.11

 

          O Salmo 119 é um capítulo da Bíblia que tem como tema a Palavra de Deus. Neste capítulo, o salmista discute o quanto ela é importante para a sua vida. Claramente, ele se pronuncia argumentando que a Palavra de Deus tem um lugar de destaque na sua existência.

          Logo no início, ele assim se expressa: "Guardo no coração a Tua Palavra para não pecar contra Ti". Este texto, que demonstra o modo como o salmista valoriza a Palavra, nos leva a refletir e responder a três perguntas básicas:

          O que você guarda no coração? - O salmista escolheu guardar no seu coração a Palavra de Deus. Mas nem sempre fazemos a mesma escolha. Muitas vezes escolhemos guardar no nosso coração coisas que nos prejudicam, sejam elas lembranças, rancores, ressentimentos; outras vezes, guardamos material que não é próprio para o coração do cristão, conteúdo que até nos afastam da Palavra de Deus. Sabiamente, o salmista escolheu guardar no coração a "Palavra de Deus"!

          Onde você guarda a Palavra? - É no coração que se guarda a Palavra. Para os povos antigos, o coração era o centro das emoções e o lugar de onde provinham as decisões importantes da vida. Por isso, o melhor lugar para se guardar a Palavra era justamente o coração. Atualmente, embora o conteúdo da Palavra seja cada vez mais conhecido, embora encontremos muitas pessoas recitando versículos bíblicos, nem sempre as vemos aplicando a Palavra nas decisões mais importantes da vida. Aparentemente, a Palavra ficou guardada no intelecto, como uma informação e não como um conteúdo que tenha poder para interferir diretamente na sua vida diária. Por isso, o salmista entendeu que o melhor lugar para se guardar a Palavra era no "coração".

          Para quê você guarda a Palavra? - A Palavra, guardada no coração, serve para que não pequemos contra Deus. No entanto, muitas vezes a Palavra é usada para outros fins. Por incrível que pareça, ela até mesmo é usada como uma forma de atacar os outros e o seu uso chega a até dividir o povo de Deus. Outras vezes ela é usada como arma de condenação, como forma de justificar nossos preconceitos ou como forma de agredir outrem.

          Como vemos, a Palavra de Deus deve ocupar o nosso coração, no lugar de outras coisas que nos contaminam e nos prejudicam, precisa ficar no coração e não apenas no nosso intelecto, para que ela nos ajude a tomar as melhores decisões no curso de nossa vida e, por fim, será utilizada para que tenhamos subsídios na luta em permanecer em comunhão com Deus.

 

Rev. Esny Cerene Soares


Voltar nas Meditações
Localização

Rua Marquês de Olinda, 167 - 179
Ipiranga - São Paulo/SP
CEP: 04277-000
Tel: (11) 5062-2047
Encontros

Culto Matutino e Escola Dominical: 
Domingo – 9:00 

Culto Vespertino: 
Domingo – 19:00 

Desperta Débora: 
3ª terça do mês – 19:30

Pastor Titular

Rev. Esny Cerene Soares

Fique por dentro



Todos os direitos reservados © Igreja Presbiteriana Independente de Vila Dom Pedro I
Desenvolvido por www.evaldinei.com.br