MEDITAÇÃO DA SEMANA

MARCAS DO NOVO NASCIMENTO

São Paulo, 13 de outubro de 2013.

João 3.1-16

 

Num tempo em que muito se discute a busca da verdadeira espiritualidade, o texto de João 3 em que Nicodemos procura Jesus pode nos fornecer algumas pistas importantes de que Jesus entendia como "ser espiritual".

Uma primeira lição pode ser tirada quando observamos que Nicodemos, apesar de ser muito religioso, estava longe de ser um "homem espiritual". Na verdade, Jesus deixa claro que religião não se confunde com aquilo que ele chama de "novo nascimento". Isso sim, o novo nascimento, implica na configuração de uma nova espiritualidade no ser humano.

Por isso Jesus afirma: "quem não nascer de novo não pode ver o reino de Deus". Desse modo, quem nasce de novo obtém uma nova natureza:

Gerada pelo Espírito de Deus: Passa por uma experiência em que toda a sua vida vivencia mudança, por causa de uma alteração estrutural. Todos os pontos de vista são modificados porque agora a sua essência é espiritual e não carnal. Toda a orientação da sua vida passa a ser espiritual;

Levada pelo Espírito de Deus: O centro de comando é cambiado. Se antes os desejos e paixões guiavam a vida, de agora em diante o Espírito de Deus é que governa e orienta. Já não se pretende fazer a sua própria vontade a todo custo, mas a vontade do Pai, dirigido pelo Espírito Santo;

Que passa a compreender as coisas de Deus: O homem natural não compreende as coisas que são de Deus. Ele só consegue versar a respeito das coisas da carne, pois somente foi gerado da carne e não do Espírito. Agora, com o novo nascimento, passa a ver os sinais do Reino de Deus em todas as coisas, em todos os lugares e circunstâncias e a compreender mistérios que somente as pessoas nascidas de novo podem compreender.

Neste texto podemos observar que o novo nascimento promove marcas profundas na experiência humana, mudando radicalmente a visão de mundo do cristão. Somente quem vivencia o Novo Nascimento pode receber as marcas que Nicodemos não podia perceber.

 

Rev. Esny Cerene Soares


Voltar nas Meditações
Localização

Rua Marquês de Olinda, 167 - 179
Ipiranga - São Paulo/SP
CEP: 04277-000
Tel: (11) 5062-2047
Encontros

Culto Matutino e Escola Dominical: 
Domingo – 9:00 

Culto Vespertino: 
Domingo – 19:00 

Desperta Débora: 
3ª terça do mês – 19:30

Pastor Titular

Rev. Esny Cerene Soares

Fique por dentro



Todos os direitos reservados © Igreja Presbiteriana Independente de Vila Dom Pedro I
Desenvolvido por www.evaldinei.com.br