MEDITAÇÃO DA SEMANA

NASCER DE NOVO PARA CRESCER

São Paulo, 19 de outubro de 2013.

 

João 3

 

"Crescimento" é uma palavra muito atual. Todos querem crescer e assim alcançar um lugar de destaque na sociedade ou no mercado de trabalho.

No entanto, na área espiritual as coisas parecem ser diferentes. Observa-se que muitos cristãos conseguem frequentar a igreja por anos a fio sem demonstrar o menor interesse pelo crescimento espiritual.

Nicodemos, um homem religioso do tempo de Jesus, "maioral entre os judeus", um dia foi procurar Jesus e ouviu do Senhor a seguinte frase: "Se você não nascer de novo não pode ver o reino de Deus".

Em outras palavras, Jesus estava dizendo que todo o crescimento que Nicodemos havia galgado entre a religião judaica nada valia na relação dele com Deus. Nicodemos precisava "nascer de novo".

Sem o novo nascimento ninguém consegue crescer espiritualmente. O "Novo Nascimento" é o ponto de partida do crescimento espiritual.

Assim, se você quer crescer espiritualmente, deve nascer "da água" e do "Espírito":

Nascer da água - Comumente se ouve a interpretação de que "nascer da água" é algo que está associado ao batismo. No entanto, numa outra leitura, poderíamos também entender que "nascer da água" é experimentar um novo modo de vida, completamente dependente de Deus. "Água", neste contexto, poderia significar o líquido que nos envolveu durante todo o tempo da nossa gestação, de onde tiramos toda a nossa sobrevivência, sob a completa dependência do útero que nos acolhia.

Assim, "nascer da água" pode significar um mergulho na completa dependência de Deus, nas águas do Seu "útero" provedor, que alimenta e nos protege.

Nascer do Espírito - O novo nascimento requer um novo modo de dirigir a nossa própria vida: deixar que o Espírito Santo de Deus nos dirija e nos oriente.

Desse modo, "nascer do Espírito" seria deixar que a nossa vida fosse completamente inundada pelo Espírito de Deus, submetendo toda a nossa existência a Ele, nossas decisões e nossos planos.

Resumindo: o "novo nascimento" é uma experiência intensa com Deus, que envolve uma experiência de completa dependência e um compromisso de assumir os valores do Espírito de Deus, como os que vão dirigir todos os nossos passos. Este é o primeiro passo para o crescimento espiritual!

 

Rev. Esny Cerene Soares


Voltar nas Meditações
Localização

Rua Marquês de Olinda, 167 - 179
Ipiranga - São Paulo/SP
CEP: 04277-000
Tel: (11) 5062-2047
Encontros

Culto Matutino e Escola Dominical: 
Domingo – 9:00 

Culto Vespertino: 
Domingo – 19:00 

Desperta Débora: 
3ª terça do mês – 19:30

Pastor Titular

Rev. Esny Cerene Soares

Fique por dentro



Todos os direitos reservados © Igreja Presbiteriana Independente de Vila Dom Pedro I
Desenvolvido por www.evaldinei.com.br