MEDITAÇÃO DA SEMANA

UMA ORACAO DIFERENTE

Domingo, 23 de março de 2014.

Jonas 2

A Bíblia é o livro que narra o relacionamento de Deus com os homens. Como decorrência disso, há o registro de muitas orações, falas de homens dirigidas a Deus. Porém, o capítulo 2 do livro do profeta Jonas narra uma oração diferente, incomum: a oração que nasce do interior de um peixe e de dentro de um coração existencialmente desesperado.

Todos nós já ouvimos alguma vez a história de Jonas. Ele é conhecido como o profeta desobediente. Enviado por Deus a uma cidade, Nínive, resolveu por conta própria, que deveria ir a outro lugar, outra cidade. Sua desobediência custou sua expulsão do navio que embarcava e o mergulho nas águas profundas do mar, onde encontrou um peixe para engoli-lo.

De dentro do peixe, Jonas, ora a Deus. E sua oração traz riquíssimos ensinamentos a nós:

1. Deus não fecha seus ouvidos para nós quando erramos - Mesmo que estejamos errados, caminhando por onde Deus não queria que caminhássemos, sua misericórdia por nós continua se renovando. Jonas foi jogado ao mar pela sua desobediência, mas Deus continuou a amá-lo e a ouvir a sua oração. Portanto, ainda que você esteja mergulhado em descaminhos, no erro e no afastamento de Deus, se você quiser falar com Deus, Ele ouvirá a sua oração;

2. Por vezes, o profundo do abismo nos é necessário - O verso 3 diz que Deus lançou Jonas "no profundo, no coração do mares". Não deve haver lugar mais desesperador que o fundo escuro do mar. Ele representa a incerteza, o mistério e o perigo. Ele também pode significar a expressão máxima da angústia, pela falta de oxigênio e pela dificuldade de se respirar. Quantas vezes somos levados a situações tão angustiantes que poderiam ser consideradas como o profundo dos mares? No entanto, foi ali que Jonas reencontrou-se com Deus, com o seu Senhor e Criador. O fundo do abismo foi necessário a Jonas para que ele tivesse um real, sincero e imprescindível encontro com Deus.

3. Ainda que a nossa alma esteja desfalecendo... - No versículo 7, Jonas afirma: "quando minha alma estava desfalecendo, eu me lembrei do Senhor Deus". Nossa experiência é muito semelhante à de Jonas. É nas horas de angústia e amargura que nos lembramos de Deus. Nós nos esquecemos de Deus quando temos saúde, juventude, dinheiro e prestígio. Mas Jonas nos ensina que a lembrança de Deus, ainda que nos momentos difíceis da vida, pode nos garantir a oportunidade de uma feliz aproximação do nosso Criador e a chance de um recomeço mais estruturado.

Todos nós temos condição de estabelecer um relacionamento direto com o nosso Deus. A oração de Jonas nos ensina que, mesmo se os reveses da vida nos levarem aos mais profundos abismos experienciais, ali pioderemos contar com Deus.

Rev. Esny Cerene Soares


Voltar nas Meditações
Localização

Rua Marquês de Olinda, 167 - 179
Ipiranga - São Paulo/SP
CEP: 04277-000
Tel: (11) 5062-2047
Encontros

Culto Matutino e Escola Dominical: 
Domingo – 9:00 

Culto Vespertino: 
Domingo – 19:00 

Desperta Débora: 
3ª terça do mês – 19:30

Pastor Titular

Rev. Esny Cerene Soares

Fique por dentro



Todos os direitos reservados © Igreja Presbiteriana Independente de Vila Dom Pedro I
Desenvolvido por www.evaldinei.com.br