MEDITAÇÃO DA SEMANA

A IGREJA DO CORACAO DE DEUS

São Paulo, 22 de fevereiro de 2015

2ª Cor 13.11-14

Num tempo em que estamos celebrando o 71º aniversário da nossa igreja, nos perguntamos: nossa igreja tem demonstrado as marcas da igreja que Deus espera que sejamos, ou melhor, estamos sendo a igreja do coração de Deus?

Atualmente a igreja tem sofrido muito com novos modelos de igrejas, comunidades e celebrações. Às vezes até nos perguntamos se estamos mesmo no caminho certo, no caminho que Deus deseja que trilhemos.

O Apóstolo Paulo, quando terminava de escrever a segunda carta à igreja de Corinto, explicita as marcas da verdadeira igreja do coração de Deus:

1. A IGREJA É LUGAR DE APERFEIÇOAMENTO - "Aperfeiçoai-vos" (vers. 11). Paulo entende que a Igreja de Cristo deve ser o lugar onde as pessoas buscam o auto-aperfeiçoamento, que em outros trechos da Bíblia é conhecido como "processo de santificação". A igreja deve ser o espaço na sociedade que as pessoas procuram para se aperfeiçoar, para crescer como pessoas e como cristãs;

2. A IGREJA É LUGAR DE CONSOLAÇÃO - 'Consolai-vos" (vers. 11). Num mundo violento e injusto, marcado pelo pecado e pela morte, a Igreja de Cristo precisa ser o lugar onde as pessoas afluem à procura de consolo para suas vidas cansadas, sofridas e sobrecarregadas. O culto, como expressão da comunhão com Deus, e a comunhão entre os irmãos deve promover satisfatória consolação a todos os que necessitam;

3. A IGREJA É LUGAR DE CONFLUÊNCIA - "Sede do mesmo parecer" (vers. 11). Ao contrário do que acontece no mundo, a igreja não é o espaço para manifestações das nossas divergencias e antagonismos e sim o lugar em que nos somamos, nos unimos sob o mesmo ideal: a cruz de Cristo. Assim, nos amamos por termos todos uma mesma comunhão, uma mesma fé, um mesmo batismo, um só Senhor, o que nos torna um só corpo.

4. A IGREJA É LUGAR DE PAZ - "Vivei em paz" (vers. 11). A igreja precisa ser uma ilha de paz num oceano de amarguras e guerras. Viver em paz deve ser o ideal de todo crente, ainda mais especialmente quando se encontra como igreja reunida;

5. A IGREJA É LUGAR DE BÊNÇÃO DE DEUS - "E o Deus de amor e de paz estará convosco" (vers. 11). Como fruto direto da nossa comunhão que transforma a igreja em lugar de aperfeiçoamento, consolação, confluência e paz, Deus constantemente faz com que a igreja também seja lugar da Sua bênção e da Sua presença;

6. A IGREJA É LUGAR DE AFETO - "Saudai-vos com ósculo santo" (vers. 12). Acima de tudo, a igreja é o lugar de afeto num mundo de separações, maldades e desamor. O "ósculo santo" é o beijo que os irmãos da Igreja Primitiva trocavam entre si. Era a declaração explícita de afeto e amor que os unia.

Como vemos, a nossa igreja pode se transformar na "igreja do coração de Deus" se buscarmos de coração as suas verdadeiras marcas e características que o Apóstolo Paulo nos aponta acima. Por isso é que esta igreja depende de você e de todos nós: nós somos a  Igreja de Cristo.

Rev. Esny Cerene Soares


Voltar nas Meditações
Localização

Rua Marquês de Olinda, 167 - 179
Ipiranga - São Paulo/SP
CEP: 04277-000
Tel: (11) 5062-2047
Encontros

Culto Matutino e Escola Dominical: 
Domingo – 9:00 

Culto Vespertino: 
Domingo – 19:00 

Desperta Débora: 
3ª terça do mês – 19:30

Pastor Titular

Rev. Esny Cerene Soares

Fique por dentro



Todos os direitos reservados © Igreja Presbiteriana Independente de Vila Dom Pedro I
Desenvolvido por www.evaldinei.com.br