MEDITAÇÃO DA SEMANA

UM POVO CANSADO

São Paulo, 22 de março de 2015.

Números 21

"Vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei". Mateus 11.28

Não falta no espaço publicitário brasileiro o anúncio de produtos farmacêuticos que prometem combater o estresse e o cansaço físico e mental. A indústria farmacêutica percebeu que o ser humano experimenta uma sensação de cansaço e esgotamento que parece não ter fim.

Desde os primórdios pode ser observado que o povo de Deus, ainda no deserto, a caminho da Terra Prometida, já se queixava de cansaço e fastio. Apesar de todas as bênçãos que recebia de Deus, em Números 21, o povo decidiu expressar que estava "cansado", enfadado de tudo o que tinha recebido de Deus, o que provocou a ira de Deus!

No Novo Testamento, a opressão da religião oficial de Israel e do Império Romano, fazia com que o povo se sentisse oprimido e sobrecarregado.

Sentindo o coração dos homens da sua época, Jesus chama para si todos aqueles que se encontram "cansados" e oprimidos.

Atualmente temos observado um tema bem recorrente da igreja: pessoas que não hesitam em publicar que estão "cansadas da igreja" e que preferem se afastar de tudo o que possa ser associado a Deus e ao seu povo.

O perfil destas pessoas é sempre o mesmo: extremamente abençoadas, bem sucedidas, bem colocadas  no mercado de trabalho, saudáveis e dispostas, envolvidas com tudo o que o mundo tem para oferecer, relatam um cansaço com as pessoas que fazem e que as consomem e que, consequentemente, não têm tempo pra Deus e para a igreja. Um povo cansado!

Cansado de quê? Tão cansado com as coisas da vida, o mundo, que não tem disposição nenhuma para Deus e o seu Reino. Tão envolvido com os problemas e os desafios do cotidiano, que não tem energia para reconhecer a bênção de Deus. Tão entretido com aquilo que, na verdade, significa pura bênção de Deus (saúde, prosperidade, vigor, família, amigos, bens...), que não consegue mais entregar ao Criador e Abençoador o coração quebrantado e a vida consagrada...

Tudo isso nos leva a uma conclusão: vivemos rodeados de pessoas "cansadas da bênção de Deus". Mas é possível cansar de ser abençoado? É concebível a atitude humana de, uma vez abençoado por Deus, dê o homem as costas àquele que é fonte de todas as bênçãos?

Aproximar-se de Jesus é garantir a plena sintonia do homem com o Deus Todopoderoso e afastar de vez a possibilidade de enfastiar-se daquilo que todos os dias Ele derrama sobre nós: a sua bênção.

Não permita que este "cansaço" atinja você.

Rev. Esny Cerene Soares


Voltar nas Meditações
Localização

Rua Marquês de Olinda, 167 - 179
Ipiranga - São Paulo/SP
CEP: 04277-000
Tel: (11) 5062-2047
Encontros

Culto Matutino e Escola Dominical: 
Domingo – 9:00 

Culto Vespertino: 
Domingo – 19:00 

Desperta Débora: 
3ª terça do mês – 19:30

Pastor Titular

Rev. Esny Cerene Soares

Fique por dentro



Todos os direitos reservados © Igreja Presbiteriana Independente de Vila Dom Pedro I
Desenvolvido por www.evaldinei.com.br