MEDITAÇÃO DA SEMANA

ÁRVORE DE NATAL: JÁ ARMOU A SUA ESTE ANO?

14 de dezembro de 2008            Para o mundo secularizado, a Árvore de Natal não passa de mero enfeite. Mas, para nós cristãos, trata-se de uma combinação de símbolos bíblicos de extraordinária riqueza. Vamos enumerá-los:

 

1. A origem da Árvore de Natal está nos costumes da “Árvore do Paraíso” que se usava em lares e igrejas na época do natal, na Europa do século XI. Era como que a representação da “Árvore da Vida”, plantada no meio do Jardim do Éden no começo dos tempos (Gênesis 2.9) e encontrada no centro da Nova Jerusalém na consumação dos séculos (Apocalipse 22.2).

 

2. A idéia da Árvore de Natal associava-se ainda à “Árvore da Cruz (madeiro ou tronco - 2ª Pedro 2.24), sobre a qual “Cristo levou nossos pecados no seu corpo”;

 

            4. Podemos dizer ainda que a Árvore de Natal guarda uma semelhança com a “Árvore da Luz”, do judaísmo. No Antigo Testamento, a “Árvore da Vida” era representada pela amendoeira, que na brancura de suas flores, em pleno inverno, prenuncia a chegada da primavera. Segundo o modelo da amendoeira, Deus instruiu Moisés quanto à feitura do castiçal de sete lâmpadas para o Tabernáculo – o Menorah (Êxodo 25.31-41). Portanto, no Menorah, o simbolismo da “Árvore da Luz” e da “Árvore da Vida” se correspondem.

 

Rev. Richard Irwin


Voltar nas Meditações
Localização

Rua Marquês de Olinda, 167 - 179
Ipiranga - São Paulo/SP
CEP: 04277-000
Tel: (11) 5062-2047
Encontros

Culto Matutino e Escola Dominical: 
Domingo – 9:00 

Culto Vespertino: 
Domingo – 19:00 

Desperta Débora: 
3ª terça do mês – 19:30

Pastor Titular

Rev. Esny Cerene Soares

Fique por dentro



Todos os direitos reservados © Igreja Presbiteriana Independente de Vila Dom Pedro I
Desenvolvido por www.evaldinei.com.br