MEDITAÇÃO DA SEMANA

AS TRANCAS E AS MACANETAS DAS PORTAS DO INFERNO

São Paulo, 14 de fevereiro de 2016.

"... e as portas do inferno não prevalecerão contra ela (a igreja)". Mateus 16.18

É muito oportuno falarmos de igreja neste tempo de incredulidade. Tempo em que muitos (inclusive muitos crentes) questionam a pertinência, a relevância ou a necessidade de igrejas nos dias de hoje.

Porém, apesar dos tempos de incredulidade, uma profecia do Senhor Jesus garante que nada poderá abater ou aniquilar a Sua Igreja. Ele afirmou aos discípulos que "as portas do inferno" não prevalecerão contra ela. Em resposta à afirmação de Pedro, Jesus nos descreve quais são as trancas que garantem que "as portas do inferno" permanecerão fechadas. Porém, sabemos que toda porta tem tranca e maçaneta. Ou seja, ela pode ser trancada ou aberta.

UMA CONFISSÃO BENDITA - Pedro, ao ser inquirido sobre o que ele pensava ser Jesus, prontamente afirmou: "Tu és o Cristo, o filho do Deus vivo". Cada vez que a igreja de Cristo se dedica à tarefa de confessar, de todas as formas e meios, esta verdade, cada vez que ela se apega a esta confissão, ela garante que as portas do inferno permaneçam cerradas. No entanto, na história da igreja muitas vezes nos deparamos com confissões teológicas que mais confundem do que contribuem e que abrem espaço para divisões, separações, dissensões. Este é um exemplo de como acionar as maçanetas e abrir as portas do inferno;

UMA LIGAÇÃO PROFUNDA - A pergunta de Jesus foi dirigida a todos os discípulos. Porém, naquele momento, Pedro se demonstrou profundamente ligado ao Mestre e por isso respondeu sem titubear: "Tu és o Cristo...". Uma das mais importantes missões da igreja é levar as pessoas a uma experiência de significativa ligação com Jesus. Quando ela trabalha para chegar a este objetivo e promove condições para que os crentes se acheguem e se liguem profundamente a Cristo, as "portas do inferno" são trancadas fortemente, pois não há força alguma que possa se opor a uma igreja formada por pessoas ligadas intimamente e acima de tudo, a Deus! No entanto, nem sempre somos assim. Muitas vezes nossas ligações são muito mais fortes com pessoas, com lideranças ou com ícones das igrejas do que com Jesus Cristo. Quando qualquer humano, seja ele quem for, ocupa o lugar de Cristo, a igreja aciona a maçaneta das portas do inferno e permite que ela destrua o seu ministério;

UMA CONVICÇÃO INABALÁVEL - Pedro demonstrou, com a sua confissão, além de uma profunda ligação com Jesus, uma confiança inabalável em Jesus. Por isso, Jesus declarou que a sua igreja seria edificada justamente sobre a confissão de que Ele era o Cristo. Quando nossa confiança está alicerçada unicamente em Cristo e na Sua  Igreja, não há poderes que possam significar qualquer turbação à Igreja de Cristo, e as "portas do inferno" ficam fortemente trancadas. Contudo, estamos num tempo em que muitos desacreditam da Igreja. Desacreditar da Igreja que Jesus mesmo comprou com seu sangue é colocar as duas mãos nas maçanetas das "portas do inferno" e permitir a vitória do inimigo sobre o povo de Deus. Não é possível dissociar Jesus Cristo da Sua Igreja! Se ao menos pensarmos nisso, acionamos a amaldiçoada maçaneta da morte!

Assim, a profecia de Jesus de que "as portas do inferno" não prevaleceriam contra a Sua Igreja certamente será cumprida integralmente. Cabe-nos avaliar o quanto estamos contribuindo, como povo de Deus, para que a igreja triunfe, o evangelho progrida, tirando as nossas mãos das maçanetas.

Rev. Esny Cerene Soares


Voltar nas Meditações
Localização

Rua Marquês de Olinda, 167 - 179
Ipiranga - São Paulo/SP
CEP: 04277-000
Tel: (11) 5062-2047
Encontros

Culto Matutino e Escola Dominical: 
Domingo – 9:00 

Culto Vespertino: 
Domingo – 19:00 

Desperta Débora: 
3ª terça do mês – 19:30

Pastor Titular

Rev. Esny Cerene Soares

Fique por dentro



Todos os direitos reservados © Igreja Presbiteriana Independente de Vila Dom Pedro I
Desenvolvido por www.evaldinei.com.br