MEDITAÇÃO DA SEMANA

SITUAÇÕES DESESPERADORAS

“Então, me perguntou: Filho do homem, acaso, poderão reviver estes ossos? Respondi: Senhor Deus, tu o sabes.” Ez 37.3
 
Ezequiel foi levado pelo Espírito para um vale cheio de ossos secos, uma imagem que retrata a situação do povo de Israel. Com a queda de Jerusalém, a queima do Templo, o massacre do povo, e a expatriação dos nobres e sacerdotes, a esperança da nação se desmoronou. Ezequiel deve ter estremecido diante da visão terrível. “Podem esses ossos reviver?”, pergunta o Senhor.
Dentro da tradição, das histórias que ele conhecia, pessoas poderiam ressuscitar logo após a morte. Mas essa situação é diferente. O que Ezequiel vê são ossos abandonados por um longo tempo. Humanamente falando, é absurdo supor que pudessem reviver. Ezequiel reconhece que não podia fazer nada em relação àqueles ossos. Israel não tinha recursos para restaurar a si próprio. Não havia nada que revertesse a situação caótica da nação. Eles já tinham confessado sua impotência. É Deus quem faz renascer a esperança do povo. Através da resposta, “Tu sabes, Senhor,” Ezequiel também deposita toda a esperança em Deus.
 
Se Deus quiser, os mortos ressuscitam, o doente em estado terminal é sarado, o paralítico anda, ou seja, quando Deus age, situações são milagrosamente transformadas. Se Deus quiser, o assassino, o corrupto, a prostituta, caem arrependidos diante da cruz de Cristo. Se Deus quiser, tudo pode acontecer.
 
                                           Retirado do Devocional Cada Dia

Voltar nas Meditações
Localização

Rua Marquês de Olinda, 167 - 179
Ipiranga - São Paulo/SP
CEP: 04277-000
Tel: (11) 5062-2047
Encontros

Culto Matutino e Escola Dominical: 
Domingo – 9:00 

Culto Vespertino: 
Domingo – 19:00 

Desperta Débora: 
3ª terça do mês – 19:30

Pastor Titular

Rev. Esny Cerene Soares

Fique por dentro



Todos os direitos reservados © Igreja Presbiteriana Independente de Vila Dom Pedro I
Desenvolvido por www.evaldinei.com.br