MEDITAÇÃO DA SEMANA

O PECADO DA ANSIEDADE

08 de fevereiro de 2009

 

         João, o discípulo amado, afirma que “toda injustiça é pecado”. Assim, temos elegido em nosso meio os “pecados” maiores ou mais “sérios”.

         Numa leitura mais atenta da Palavra de Deus poderemos chegar a uma conclusão importante: se toda injustiça é pecado, todos nós temos cometido um pecado de forma recorrente, que é o pecado da ansiedade.

         No capítulo 7 de Mateus, o Senhor Jesus nos orienta a não permitir que a ansiedade tome conta de nós. Ele diz que Deus tem cuidado de nós e que não há motivo para nos sentirmos ansiosos e ameaçados, experimentando ansiedade.

         Ela explica que Deus tem cuidado de cada área da nossa vida, nos abençoando com o que temos comido, bebido ou vestido. Da mesma forma como Ele tem cuidado das flores, dos lírios do campo, dos passarinhos no céu, tem cuidado dos seus filhos amados.

         Se nós somos filhos amados de Deus, temos o direito de pensar que Ele, em algum momento, se descuida e deixa de cuidar de nós? Algum de nós teria apenas um exemplo que pudesse demonstrar um descuido ou um comportamento leniente por parte de Deus a nosso respeito? Certamente, não. Todos nós, pelo contrário, temos colecionado livramentos e o cuidado de Deus desde as mínimas coisas e áreas da nossa vida.

         Dessa forma, quando vivemos na ansiedade estamos sendo injustos com Deus, pois viver sob a ansiedade é declarar que não podemos confiar nas providências de Deus. Pecamos quando nossa ansiedade nos faz cometer a injustiça de imaginar que Deus deixou ou deixará de cuidar de nós!

         Por outro lado, todos cremos que Deus é soberano, o que significa que Ele controla todo o universo e tudo o que nos acontece deriva da sua vontade ou permissão. Se partirmos desse ponto, a ansiedade na vida do cristão se configura como um atentado a Deus, um atentado à sua soberania.

         A ansiedade surge na nossa vida como uma dúvida sobre o cuidado de Deus no nosso futuro, na nossa existência.

         Por isso, vale para nós a palavra de Cristo aos seus discípulos: “Não andem ansiosos com o que vocês vão comer ou beber... Não andem ansiosos com coisa alguma”.

         Deus nos ajude a servi-lo em retidão, livre do pecado da ansiedade!

 

Rev. Esny Cerene Soares


Voltar nas Meditações
Localização

Rua Marquês de Olinda, 167 - 179
Ipiranga - São Paulo/SP
CEP: 04277-000
Tel: (11) 5062-2047
Encontros

Culto Matutino e Escola Dominical: 
Domingo – 9:00 

Culto Vespertino: 
Domingo – 19:00 

Desperta Débora: 
3ª terça do mês – 19:30

Pastor Titular

Rev. Esny Cerene Soares

Fique por dentro



Todos os direitos reservados © Igreja Presbiteriana Independente de Vila Dom Pedro I
Desenvolvido por www.evaldinei.com.br