MEDITAÇÃO DA SEMANA

CELEBREMOS O CULTO DAS PRIMÍCIAS!!

São Paulo, 27 de novembro de 2016.

- CULTO DAS PRIMÍCIAS NA ESCOLA DOMINICAL -

O 'Culto das Primícias" é comumente realizado nas Igrejas cristãs no último domingo do mês de novembro, oportunidade em que os fiéis nas Igrejas Cristãs puderam oferecer o melhor dos frutos de sua vida, através da doação de bens para os pobres, da dedicação dos dons e da própria vida diante do altar do Senhor nosso Deus.

Inicialment essa festa foi celebrada pelos judeus no contexto do Antigo Testamento. Era uma das grandes festas de Israel, e estava ligada à comemoração da colheira dos primeiros frutos da terra. Tal celebração fazia parte do projeto pedagógico de Deus, no sentido de educar e formar o caráter de Seu povo. Ano após ano as pessoas confirmavam os valores ensinados por Deus, que passavam assim, de geração em geração.

Se no passado a gratidão do povo fazia parte do calendário de celebrações, hoje, nem sempre encontramos tempo para agradecer as infinitas bênçãos que vêm do céu para o nosso conforto e bem-estar. Há quem pense que Deus tem a obrigação de nos fazer certas coisas, apesar de nossos pecados. Por isso, nem todo mundo reconhece que é devedor de gratidão e louvor permanentes a Deus.

Celebrar a Deus com as primícias, incluem a melhor dádiva do nosso amor, de nossa fé, enfim, de nossa espiritualidade no contexto de nossa religiosidade. Incluem também o melhor dos nossos dons ou talentos, de nossos bens materiais e culturais; incluem o melhor de nossas ofertas e dízimos; o melhor do nosso tempo!

As "primícias" são os primeiros e melhores frutos de tudo que somos, temos e fazemos. As primícias incluem a primazia da gratidão, pois Deus queria que seu povo fosse agradecido, reconhecendo Seu poder sobre a terra, sobre os seres humanos, sobre os bens, qualquer riqueza deste mundo. Tata-se de uma celebração que reconhece a supremacia de Deus e também a grandeza de Sua glória.

Por tudo isso, a primazia de dar, oferecer, está inclusa aqui. Se tudo vem de Deus, que transformemos em prática de vida esta verdade divina: 'De graça recebestes, de graça dai". Acrescentamos aqui a primazia do melhor, embora estejamos sempre tentados a dar o que sobra. Para que tudo isso tenha sentido, devemos levar em conta a primazia de tudo que é espiritual relacionado com os valores do espírito, que são e sempre serão duradouros. Ofereçamos a Deus as "primícias" de nossa vida!

Rev. Leontino Farias dos Santos


Voltar nas Meditações
Localização

Rua Marquês de Olinda, 167 - 179
Ipiranga - São Paulo/SP
CEP: 04277-000
Tel: (11) 5062-2047
Encontros

Culto Matutino e Escola Dominical: 
Domingo – 9:00 

Culto Vespertino: 
Domingo – 19:00 

Desperta Débora: 
3ª terça do mês – 19:30

Pastor Titular

Rev. Esny Cerene Soares

Fique por dentro



Todos os direitos reservados © Igreja Presbiteriana Independente de Vila Dom Pedro I
Desenvolvido por www.evaldinei.com.br