MEDITAÇÃO DA SEMANA

DEUS NÃO TEM OUVIDOS MOUCOS

São Paulo, 17 de setembro de 2017.

 

** 41 anos CORAL ANUNCIATE **

Tema do culto: 'LOUVAMOS AO DEUS QUE NOS OUVE"

 

A comunicação é uma das marcas do nosso tempo. Há uma necessidade enorme de nos comunicarmos o tempo todo. As redes sociais são exemplos desta nossa necessidade: elas servem para nos comunicarmos com muitas pessoas simultaneamente. Isso tudo é fruto de duas necessidades humanas: a de se expressar e a de ser ouvido.

Manifestações como "Diretas Já", "Os Caras Pintadas", "Marcha a favor do Impeachment (ou contra)", dentre outras manifestações, são eventos que significam apenas uma coisa: nós queremos ser ouvidos pelos políticos e governantes!

No entanto, se prestarmos atenção, falamos muito mais do que ouvimos. Ouvir parece ser uma atividade cansativa e que nos impacienta. É comum nos anteciparmos e adiantarmos aquilo que as pessoas ainda nem terminaram de falar.

Também nutrimos a sensação de que não somos ouvidos pelas pessoas. Não há coisa mais desagradável do que conversarmos com alguém e percebermos que ele está com o pensamento em outro lugar e não está nos ouvindo de verdade. E esta é uma tônica da nossa era: falar muito, ouvir pouco.

Mas Deus não age como agimos. Ele nos ouve. Ele não tem ouvidos moucos, com pouca condição de escutar os clamores, o choro, a angústia e também as ações de graças do povo de Deus.

A Bíblia registra um sem número de situações em que Deus ouviu pessoas que lhe dirigiram a voz. Podemos mencionar Ana, mãe de Samuel, o profeta Jonas, no ventre do peixe, o Rei Ezequias, no leito de morte. Muitas outras personagens históricas experimentaram o poder de ser ouvidas por Deus.

Cremos que Deus nos ouve, não porque sentimos, mas porque a Sua Palavra nos ensina. Nem sempre quando falaMos com as pessoas elas nos ouvem; quando falamos com Deus, por outro lado, Ele sempre nos ouve. Como diz o profeta Isaías, Ele não tem ouvidos surdos, moucos ou desinteressados.

Mas para ser ouvido, você precisa falar com Deus. Se você não falar, como quer que Deus escute? E a oração é o modo de falar e ser escutado pelo Senhor.

É bem verdade que Deus ausculta o nosso coração. De modo semelhante ao médico que, utilizando-se de um estetoscópio, ausculta as batidas do nosso coração, Deus ausculta as profundezas do nosso ser, sem o uso de qualquer aparelho!!! Antes mesmo de falarmos, Deus já nos conhece.

Contudo, o ouvir de Deus implica numa relação de falar e ser ouvido, numa relação pessoal de conversa com alguém que Ele ama: VOCÊ.

Experimente falar com Deus. Você vai ver como ele ouve você. Faça prova!!!

Rev. Esny Cerene Soares


Voltar nas Meditações
Localização

Rua Marquês de Olinda, 167 - 179
Ipiranga - São Paulo/SP
CEP: 04277-000
Tel: (11) 5062-2047
Encontros

Culto Matutino e Escola Dominical: 
Domingo – 9:00 

Culto Vespertino: 
Domingo – 19:00 

Desperta Débora: 
3ª terça do mês – 19:30

Pastor Titular

Rev. Esny Cerene Soares

Fique por dentro



Todos os direitos reservados © Igreja Presbiteriana Independente de Vila Dom Pedro I
Desenvolvido por www.evaldinei.com.br