MEDITAÇÃO DA SEMANA

UMA VIDA QUE NOS ENTUSIASMA

São Paulo, 16 de setembro de 2017.

 

REV. JAIR RIBEIRO DE MELLO:

UMA VIDA QUE NOS ENTUSIASMA

 

Em tempos de depressão na economia, dificuldades no mercado de trabalho e de desilusão diante de atentados e tragédias, um bom número de pessoas busca refúgio nas fontes químicas de motivação, como o "Prozac" e as "anfetaminas", por exemplo. Para muitos é impossível experimentar motivação num mundo tão desordenado e caótico.

Em contraponto, o Evangelho de Cristo nos chama para uma vida abundante, alegre e vitoriosa, a partir da comunhão com o Cristo Ressurreto.

A partir daí, novas expressões do cristianismo têm surgido sob a roupagem de um evangelho marcado quase que unicamente pelo "entusiasmo". Em celebrações efusivas, fala-se de uma motivação "mística" para a vida, motivação que na maioria das vezes se mostra desvinculada da realidade e da Palavra de Deus. É um entusiasmo histérico e alienante que parece surgir como uma tentativa de, pela via religiosa, calar a depressão, a desesperança e a falta de perspectiva humanas.

O Rev. Jair nos foi um paradigma perfeito de pessoa movida pelo entusiasmo na medida certa. A despeito de todos os revezes que tem colecionado na vida, na saúde e no ministério pastoral, teve a capacidade de, utilizando a terminologia de Daniel Goleman no livro "Inteligência Emocional", se automotivar por todo o tempo.

Seu entusiasmo contagiante foi utilizado por Deus para abençoar as pessoas que cruzaram o seu caminho nestes seus longos anos de ministério pastoral e para transmitir sempre uma mensagem de esperança à Igreja Presbiteriana Independente.

No entanto, longe de ser entusiasmo esfuziante, fútil e estéril, o Rev. Jair nos ensinou a aliar entusiasmo produtivo a compromisso. E é isso que Deus espera de nós: uma vida motivada para o reino e compromissada com a Palavra.

Além de tudo, os alvos de sua motivação também são inspiradores:

Entusiasmo com a Igreja - Mesmo num tempo em que tantas pessoas se mostram frias e indiferentes com a igreja de Cristo e a IPI do Brasil, o Rev. Jair insistentemente buscou motivar, contagiar e entusiasmar as pessoas que estão à sua volta por meio de seus projetos, de suas ideias e de sua alegria;

Entusiasmo com as pessoas - Marcado por uma maneira amorosa e pastoral, o Rev. Jair constantemente demonstrou seu entusiasmo com as pessoas por meio de suas palavras de incentivo e pelas orientações bíblicas sempre na ponta da língua;

Entusiasmo com a Palavra - A vontade de encontrar caminhos para a proclamação da Palavra de Deus foi uma constante na sua vida. A "jubilação" no ministério não significou para ele tempo de estagnação e acomodação. Isso não foi permitido por causa do seu entusiasmo pela Palavra. Jamais deixou de demonstrar o seu desejo de proclamar a Palavra e transformar vidas por ela.

O Presbitério do Ipiranga hoje, neste Culto de Ação de Graças pela vida e ministério do Rev. Jair Ribeiro de Mello, celebra a vida de um exemplar Ministro da Palavra, entusiasta das coisas de Deus e dinamizado pelo Espírito Santo. Que o seu entusiasmo bendito nos contagie e nos inspire.

Soli Deo Gloria !!!

Rev. Esny Cerene Soares - Presidente do Presbitério do Ipiranga


Voltar nas Meditações
Localização

Rua Marquês de Olinda, 167 - 179
Ipiranga - São Paulo/SP
CEP: 04277-000
Tel: (11) 5062-2047
Encontros

Culto Matutino e Escola Dominical: 
Domingo – 9:00 

Culto Vespertino: 
Domingo – 19:00 

Desperta Débora: 
3ª terça do mês – 19:30

Pastor Titular

Rev. Esny Cerene Soares

Fique por dentro



Todos os direitos reservados © Igreja Presbiteriana Independente de Vila Dom Pedro I
Desenvolvido por www.evaldinei.com.br