MEDITAÇÃO DA SEMANA

UM NOVO TEMPLO PARA UM NOVO TEMPO

19 de abril de 2009

 

 

            A Bíblia nos diz que “aquele que está em Cristo é nova criatura, as coisas velhas se passaram e eis que tudo se fez novo” (2ª Coríntios 5.17). Hoje estamos experimentando a sensação gostosa de adentrarmos a um templo, totalmente remodelado e restaurado: “um novo templo”.

            No entanto, as reformas de templos apresentam em si um grande risco: a de exteriorizarmos o “novo”, vislumbrarmos o “novo” apenas como aquilo que está “fora de nós”, externo a nós e nos contentarmos com isso. Deus espera de nós uma modificação que vá além das paredes e do externo!

            Nosso “novo templo” deve nos levar a um “novo tempo” de novidade de vida no relacionamento com Deus:

            Um novo forro – Nosso antigo forro foi removido por questões de segurança. Ao contemplarmos este novo forro devemos fazer revigorar em nós a convicção de que os olhos de Deus estão sobre sua igreja e que a cada dia a sua proteção se renova sobre todos nós!

            Uma nova iluminação – Há tempos achávamos que o nosso sistema de iluminação (ou “iluminamento” como dizem os técnicos) estava obsoleto. Precisávamos de mais luz e percebíamos isso especialmente no momento das leituras. Porém, a bem da verdade, de nada serve a nova iluminação física se não a utilizarmos para alcançar maior iluminação do Espírito Santo no momento da leitura e meditação da Palavra de Deus ou em outros momentos do culto. A “nova iluminação” que realmente precisamos é a que vem da Palavra de Deus (Lâmpada para os meus pés é a tua Palavra e Luz para o meu caminho)!

            Um novo revestimento – Nossas paredes receberam um novo revestimento, o que as tornou restauradas, revigoradas. Uma expressão de Jesus dirigida a alguns que o seguiam era: “vocês são sepulcros caiados”. Esta expressão era o recado direto de Jesus àqueles que apenas viviam de aparência e nada tinham de compromisso com Deus. Precisamos de um templo mais bonito e agradável, que conte com um novo revestimento nas paredes, mas necessitamos ainda mais de um novo revestimento nas paredes internas do nosso coração, no lugar da morada de Deus em nós.

            Um novo sistema de som – O som amplificado eletronicamente nos dias de hoje é uma necessidade das igrejas. Todos sentimos quando ele não funciona bem em nossas celebrações. Mas o novo sistema de som, por si só, não nos faz louvar melhor Deus. O som que Deus espera ouvir de cada um é aquele que sai diretamente de dentro do coração e chega ao Seu Trono de Glória. Podemos aumentar a qualidade dos microfones e caixas acústicas, mas isso não tem qualquer efeito se não assumirmos uma nova atitude de louvor e adoração a Deus, atitude mais integral e sincera.

            Por fim, somos convidados a experimentar um “novo tempo” em nosso “novo templo”. Se toda a novidade apenas estiver do lado de fora de nós, de nada valeu o nosso empenho por reformas e restaurações.

            Encare este novo momento com um convite de Deus para que seja instaurada em você uma nova experiência com Ele: um “novo templo” para um “novo tempo” com Deus.

 

           Rev. Esny Cerene Soares          

 

 


Voltar nas Meditações
Localização

Rua Marquês de Olinda, 167 - 179
Ipiranga - São Paulo/SP
CEP: 04277-000
Tel: (11) 5062-2047
Encontros

Culto Matutino e Escola Dominical: 
Domingo – 9:00 

Culto Vespertino: 
Domingo – 19:00 

Desperta Débora: 
3ª terça do mês – 19:30

Pastor Titular

Rev. Esny Cerene Soares

Fique por dentro



Todos os direitos reservados © Igreja Presbiteriana Independente de Vila Dom Pedro I
Desenvolvido por www.evaldinei.com.br