MEDITAÇÃO DA SEMANA

OS VALORES DE DEUS

30 de agosto de 2009

Lucas 24.44-53

 

         Durante nossa formação profissional recebemos valores e princípios que servem como diretrizes para toda a vida. Mas, nem todos os valores que recebemos são permanentemente aplicados em nossas práticas diárias. Alguns valores, apesar de afirmados por todos nós, influenciam pouco nossas decisões e ações.

         Se perguntarmos: Damos valor à vida? A resposta rápida é ‘Sim’. Se perguntarmos: Damos valor às pessoas? Outra vez, rapidamente, ‘Sim, é lógico’!

         A violência que percebemos aumentar todos os dias seria bem menor se todos realmente aplicassem esses valores no trânsito, nos relacionamentos e em suas atitudes. Mas, infelizmente, nem sempre agimos de forma coerente com os valores que dizemos ter. Precisamos refletir quais são nossos valores e se temos sido coerentes com eles.

         Recebemos de Deus valores indispensáveis para o nosso crescimento espiritual e devemos estar atentos se temos vivido coerentemente com eles.

No texto citado, o último encontro de Jesus com seus discípulos, Lucas retrata alguns valores necessários para a expansão do evangelho:

Deus valoriza a Santa Escritura – Jesus fala aos discípulos citando a Lei de Moisés, os profetas e os Salmos, valorizando toda a Santa Escritura como verdade de Deus para a salvação do ser humano. Jesus também lhes abriu o entendimento para que entendessem as Escrituras e vissem que ela testifica sobre a vida, morte e ressurreição de Cristo, fatos dos quais eles mesmos são testemunhas. Deus valoriza a Santa Escritura. E nós temos valorizado?

Deus valoriza o poder que vem do alto – Os discípulos foram orientados a aguardar o poder que vem do alto (v.49). O poder de Deus é indispensável para que os discípulos continuem sua caminhada. Jesus valoriza o poder de Deus. Precisamos do poder de Deus para viver de forma digna com o amor e a justiça divinos e, assim, testificar e proclamar o evangelho. Deus valoriza seu poder sobre nós e nós temos valorizado?

Deus valoriza a comunhão no templo – Após esse inesquecível encontro, Jesus foi elevado ao céu e os discípulos voltaram para Jerusalém adorando, permanecendo no templo louvando a Deus. A resposta natural do ser humano ao encontro com Deus é a adoração e, a comunhão, é bênção de Deus para todos os Seus filhos que O adoram. Foi permanecendo no templo louvando a Deus que os discípulos aguardaram para receber o poder de Deus antes de saírem para proclamar o evangelho. Deus valoriza a comunhão de Seus filhos na igreja e nós temos valorizado?

Para crescer espiritualmente precisamos ter os mesmos valores de Deus e verdadeiramente aplicá-los em nossas práticas diárias, conduzindo nossas decisões e ações. Somos desafiados pela Palavra de Deus a examinar nossas vidas e valores, deixando de lado as respostas rápidas e prontas do senso comum, para vivermos em novidade de vida pela graça de Deus.

Deus assim nos capacite e ajude!

         Licenciado Adalberto de Oliveira


Voltar nas Meditações
Localização

Rua Marquês de Olinda, 167 - 179
Ipiranga - São Paulo/SP
CEP: 04277-000
Tel: (11) 5062-2047
Encontros

Culto Matutino e Escola Dominical: 
Domingo – 9:00 

Culto Vespertino: 
Domingo – 19:00 

Desperta Débora: 
3ª terça do mês – 19:30

Pastor Titular

Rev. Esny Cerene Soares

Fique por dentro



Todos os direitos reservados © Igreja Presbiteriana Independente de Vila Dom Pedro I
Desenvolvido por www.evaldinei.com.br