MEDITAÇÃO DA SEMANA

ATITUDES ESPIRITUAIS QUE MERECEM SER IMITADAS

20 de setembro de 2009

João 4.46-54

 

            Ultimamente muito se tem escrito a respeito do estudo de hábitos e atitudes a serem desenvolvidos pelas pessoas, a fim de vencer diversos obstáculos na vida. Um livro muito vendido no mercado literário tem o título de “Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes”.

O texto de João capítulo 4, de 46 a 54 nos leva a pensar sobre algumas atitudes espirituais tomadas pelo pai que procurou Jesus diante da doença do seu filho e que podem ser imitadas por nós:

1. Ouvir e agir – O texto diz que o homem fez algo a mais que apenas ouvir a respeito de Jesus: ele foi ao seu encontro. Atualmente muito se fala e muito se ouve a respeito de Jesus.

No entanto, observa-se que muitos continuam, apesar de muito ouvirem, numa postura estática em relação a Jesus. Ouvir de Jesus deveria nos motivar a um movimento de acão de graças e serviço ao nosso Deus, por tudo o que Jesus tem feito por nós. Assim, a primeira atitude a ser imitada é deixar a postura passiva de ouvir e passar a responder a Deus com as nossas ações e com o nosso compromisso pessoal com Ele.

2. Rogar – Diante de um enorme problema, o homem decidiu sair ao encontro de Jesus e rogar a Ele a cura do seu filho. Isso foi possível porque ele resolveu agir depois de ter ouvido de Jesus. Assim, rogar a Deus é uma atitude que demonstra o quanto cremos que ele tem poder para nos socorrer em todos os momentos da vida. Significa, também, uma declaração de que nós dele dependemos e que não nos sentimos auto-suficientes.

3. Crer e partir – No verso 50, a Bíblia relata que o “homem creu na palavra de Jesus e partiu”. Crer é a atitude mais fundamental da vida cristã. O que nos distingue do mundo contemporâneo é o fato de que cremos num Deus Todo-poderoso. No entanto, no decorrer do tempo somos também contaminados pela frieza espiritual e pela incredulidade que nos rodeia. Muitas vezes participamos dos cultos e celebrações e partimos crendo menos do que quanto entramos no templo. Dessa forma, antes de partir do encontro que temos com Cristo na igreja, precisamos ter a certeza de que cremos mais, de que a nossa fé está mais fortalecida, de que estamos espiritualmente mais próximos de Deus.

Por fim, ao chegar em casa, o homem encontrou o seu filho curado e constatou que a cura ocorreu no exato momento em que ele “creu e partiu”.

Por isso, ouvir e agir, rogar, crer e, somente depois de crer, podem se configurar em atitudes espirituais que trarão ainda muitas bênçãos para a nossa vida.

            Rev. Esny Cerene Soares


Voltar nas Meditações
Localização

Rua Marquês de Olinda, 167 - 179
Ipiranga - São Paulo/SP
CEP: 04277-000
Tel: (11) 5062-2047
Encontros

Culto Matutino e Escola Dominical: 
Domingo – 9:00 

Culto Vespertino: 
Domingo – 19:00 

Desperta Débora: 
3ª terça do mês – 19:30

Pastor Titular

Rev. Esny Cerene Soares

Fique por dentro



Todos os direitos reservados © Igreja Presbiteriana Independente de Vila Dom Pedro I
Desenvolvido por www.evaldinei.com.br