MEDITAÇÃO DA SEMANA

DE ONDE VEM NOSSA ALEGRIA

Sofonias 3:8-20

 

Em tempos do que vem sendo chamado de “alegria química” proporcionada pelos medicamentos antidepressivos de largo espectro, como o Prozac, por exemplo, muitas pessoas imaginam ser impossível viver uma alegria contagiante, que brote naturalmente de dentro do coração.

O que faz o povo de Deus um povo alegre??? O profeta Sofonias nos apresenta no seu capítulo 3 a procedência da nossa alegria; ela não vem de nós, mas é dada a nós por promessa. Assim diz a Palavra: O Senhor deixará sobre ti a alegria!!! (versículo 17)

No entanto, muitas vezes nós nos afastamos de Deus e junto do nosso afastamento vai também a nossa alegria. Sofonias dá dicas de como usufruir da alegria que Deus nos dá por promessa (v.12):

“Modéstia” – Bem ao contrário do que se verifica nos dias de hoje, Sofonias fala em nome de Deus declarando que o povo de Deus é “modesto”. Quantas vezes não perdemos a nossa alegria pela arrogância e prepotência diante dos problemas da vida, quando deveríamos saber que toda a força e poder vem de Deus??? Todas as vezes que pretendemos viver fora do padrão de um povo modesto, colhemos preocupação e perdemos a alegria;

“Humildade” – Nossa alegria se sustenta numa postura humilde diante de Deus e dos homens. Se pensamos que somos algo que realmente não somos, nos desgastamos desnecessariamente, despendemos energia e fazemos correr para o ralo da nossa existência a alegria que Deus nos dá;

“Confiança em Deus” – Viver sob a confiança de que Deus está presente e nos sustém em tudo é o alvo de todo cristão. Se confiamos plenamente em Deus, somos alegres. Se titubeamos, então nossa alegria é substituída pela preocupação. Confiar em Deus com todas as forças é uma maneira de usufruir da alegria de Deus.

Desse modo, a Palavra nos diz que “alegria” nos é dada por promessa de Deus, a todo aquele que nEle confia e busca viver de modo humilde e modesto. 

                         Rev. Esny Cerene Soares


Voltar nas Meditações
Localização

Rua Marquês de Olinda, 167 - 179
Ipiranga - São Paulo/SP
CEP: 04277-000
Tel: (11) 5062-2047
Encontros

Culto Matutino e Escola Dominical: 
Domingo – 9:00 

Culto Vespertino: 
Domingo – 19:00 

Desperta Débora: 
3ª terça do mês – 19:30

Pastor Titular

Rev. Esny Cerene Soares

Fique por dentro



Todos os direitos reservados © Igreja Presbiteriana Independente de Vila Dom Pedro I
Desenvolvido por www.evaldinei.com.br