MEDITAÇÃO DA SEMANA

COMO VIVE O JUSTO NUM MUNDO DE INJUSTIÇA?

21 de março de 2010


                                                                                                       Salmo 92

"Justo" é como a Bíblia denomina aqueles que reconheceram o poder de Deus em suas vidas e confessaram que dependem exclusivamente dEle, tanto no Novo como no Antigo Testamentos.

Na verdade, quando a Bíblia nos chama de "justos" ela está afirmando que todos aqueles que foram alcançados pela graça de Deus são declarados justos por Ele, apesar de todos os pecados que cometeram: Deus derrama sobre eles a Sua Justiça e os capacita para andar pelo caminho da Sua Justiça!

O Salmo 92, além de ser um Hino de Gratidão a Deus, é uma declaração expressa de como vive o justo num mundo marcado pela injustiça, pelo pecado e pela corrupção. O texto responde à seguinte pergunta: o que acontece com o justo inserido num mundo que desconsidera a presença de Deus e que entende não precisar dEle?

O salmista ressalta o resultado na vida do justo de uma atitude de justiça e sintonia com Deus num mundo sem Deus:

1. Rende graças e canta louvores (vers. 1) – Como resultado natural de uma vida ligada ao Deus Altíssimo, o justo, mesmo que mergulhado num mundo de injustiças, de forma natural, espontânea, rende graças a Deus e canta louvores a Deus, pois estas atitudes brotam do seu coração que está cheio da presença do Deus Eterno. A injustiça do mundo não tem o poder de interferir no louvor genuíno que brota da boca daquele que reconhece o senhorio de Deus em sua vida;

2. Contempla a grandeza de Deus (vers. 5) – Constantemente o justo se vê pasmado contemplando o poder e a grandeza de Deus. Esta atitude de contemplação o aproxima ainda mais de Deus, pois o justo percebe que de Deus provém todo o poder e toda a Justiça, de Deus é toda a glória e toda a majestade e mesmo que o mundo continue praticando o pecado e a injustiça, a glória de Deus continua a mesma;


3. Sente-se exaltado e fortalecido por Deus (vers. 10) – Mesmo imerso num mundo caótico e corrupto, o justo percebe que Deus derrama sobre ele poder que vem de Deus, poder espiritual que se transforma numa ferramenta extraordinária no enfrentamento das dificuldades da vida. Além disso, o salmista declara que este poder vem pela unção de Deus: "derramas sobre mim óleo fresco".

4. Cresce e floresce (vers. 12) – O salmista afirma que aquele que segue a justiça de Deus, mesmo num mundo injusto, cresce e floresce, se desenvolve, se fortalece e, como um Cedro do Líbano, se mostra vigoroso, frondoso e belo, como um tributo ao poder de Deus numa sociedade que pensa viver sem Ele.

O salmo 92 nos afirma que é possível viver a plenitude da graça de Deus mesmo quando estamos num mundo injusto e corrupto. Você tem experimentado em sua vida tudo o que o salmista relata como natural na vida do justo?


                                                                             Rev. Esny Cerene Soares
 


Voltar nas Meditações
Localização

Rua Marquês de Olinda, 167 - 179
Ipiranga - São Paulo/SP
CEP: 04277-000
Tel: (11) 5062-2047
Encontros

Culto Matutino e Escola Dominical: 
Domingo – 9:00 

Culto Vespertino: 
Domingo – 19:00 

Desperta Débora: 
3ª terça do mês – 19:30

Pastor Titular

Rev. Esny Cerene Soares

Fique por dentro



Todos os direitos reservados © Igreja Presbiteriana Independente de Vila Dom Pedro I
Desenvolvido por www.evaldinei.com.br