MEDITAÇÃO DA SEMANA

CRESÇAMOS EM TUDO NAQUELE QUE É O CABEÇA: CRISTO

20 de junho de 2010            


            A unidade é própria do corpo. Aristóteles (384-322 a.C.) afirmava, por exemplo, que a mão faz parte do corpo e tem sentido enquanto ligada a ele, mas se for separada dele, perderá suas funções e seu significado. Assim, todos os outros membros também só terão sentido enquanto integrantes do corpo.

            Essa idéia ele aplicava principalmente à vida em comunidade. Se hoje pensamos que as Ciências Exatas, Tecnológicas e da Saúde são as mais importantes, Aristóteles pensava, ao contrário, que a ciência mestra é a Política, pois ela cuida da saúde do corpo político, isto é, da cidade (Pólis), que nanquele tempo era vista como um corpo. Cada cidadão (polités) era um membro desse corpo, e o sábio ensinava que o cidadão deveria colocar em primeiro lugar o bem da cidade, não o bem individual. Um grego era ensinado a dar a sua vida pela cidade, tal era a noção de corpo.

            Vários ensinos das Cartas do Novo Testamento podem ser entendidos nessa perspectiva. Os leitores da Carta aos Efésios e da I aos Coríntios sabiam que a Igreja, assim como o corpo e a cidade, deveria desenvolver-se de forma conjunta. Mas os cristãos tinham um grande diferencial: eles eram membros, em primeiro lugar, do Corpo de Cristo e da Cidade que desce do céu, da Jerusalém celestial, isto é, eram cidadãos do Reino de Deus.

            Crescer em tudo é uma tarefa moral e espiritual dos membros do Corpo de Cristo. Quando Paulo diz: "cresçamos em tudo" é preciso entender que, assim como todo corpo precisa de cuidado, apesar de seu desenvolvimento natural, da mesma forma o Corpo de Cristo se desenvolve com nosso esforço, nossa dedicação e nosso empenho.

            É impossível ser discípulo de Jesus sem disciplina. Vejamos que essas palavras se pertencem. Como indivíduos estamos agora desafiados pela Palavra de Deus, como os gregos, a assumir um compromisso com a Cidade, mas com a Cidade de Deus e com seu corpo na terra, que é a Igreja de Cristo. - E quem é o arconte ou governante dessa Cidade? Quem é o cabeça desse corpo? - O Filho de Deus, nosso Senhor e Rei.

            Cresçamos, pois, na obediência e na unidade, no amor fraternal e no perdão, na comunhão e na adoração em espírito e em verdade, no respeito mútuo e na pureza, tratando a todos como irmãos e irmãs, como membros importantes de um corpo.

            É natural que sejamos diferentes uns dos outros, cada um de nós tem sua história de vida, sua identidade e sua visão de mundo, mas somos todos iguais, pecadores resgatados pelo Cordeiro e membros do seu Corpo. Só nesse corpo, assim como a mão citada pelo sábio, teremos sentido, só nele vivemos, nos movemos e existimos, fora dele nada seremos. Cresçamos, pois em tudo, naquele que é o cabeça: Cristo!

                                                                   Rev. Isaar Soares de Carvalho 


Voltar nas Meditações
Localização

Rua Marquês de Olinda, 167 - 179
Ipiranga - São Paulo/SP
CEP: 04277-000
Tel: (11) 5062-2047
Encontros

Culto Matutino e Escola Dominical: 
Domingo – 9:00 

Culto Vespertino: 
Domingo – 19:00 

Desperta Débora: 
3ª terça do mês – 19:30

Pastor Titular

Rev. Esny Cerene Soares

Fique por dentro



Todos os direitos reservados © Igreja Presbiteriana Independente de Vila Dom Pedro I
Desenvolvido por www.evaldinei.com.br